O conceito da wilderness medicine se oficializou no início dos anos 80, quando Paul Auerbach e outros 2 médicos californianos criaram uma sociedade em resposta a uma dúvida que há muitos anos existia em países onde esportes outdoor são uma cultura de vida. No Brasil, diversas pessoas foram fundamentais para a estruturação dessa área e por isso gostaríamos de homenagealos e deixar o nosso mais sincero obrigado por tudo que fizeram durante todos esses anos.
Não chegaríamos aonde estamos se não tivéssemos pessoas apaixonadas pela medicina de áreas remotas como vocês!

Dra. Daniela Silvestre
Graduada em Medicina na Universidade de Santo Amaro (UNISA) em 1998. Residência em Cirurgia Geral no Hospital Carmino Caricchio de 1999 à 2001. Residência em Cirurgia Pediátrica no Hospital Geral do Grajaú (UNISA) de 2001 à 2004. Especialista em cirurgia pediátrica, Titular da Sociedade brasileira de cirurgia pediátrica ( CIPE/AMB) desde 2006. Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Cirurgia Pediátrica ( CIPESP) de 2012 à 2016.
Coordenadora do programa de residência médica em Cirurgia Pediátrica do Hospital Universitário São Francisco de Assis em Bragança Paulista ( 2015 – atual). Docente da Faculdade de Medicina da Universidade São Francisco em Bragança Paulista (2020- atual). Médica cirurgiã pediátrica concursada do Estado de São Paulo no Hospital Infantil Cândido Fontoura (2010- atual). Médica cirurgiã pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista (2013-atual).
Pós graduada em medicina de expedições áreas remotas no Royal College of Physichians and surgeons of Glasgow (UK) em 2018. Curso de medicina de montanha e altitude com a Wilderness Medical Society (WMS) no Nepal em 2015. Membro da Diretoria da Associação brasileira de medicina de areas remotas e esportes de aventura ABMAR (2014 -atual). Presidente da Associação brasileira de medicina de áreas remotas e esportes de aventura (ABMAR) biênio 2020/21. Instrutora do Advanced Wilderness Life Support (AWLS) (2017-atual). Membro da Wilderness Medical Society (WMS) desde 2014. Médica voluntária dos Expedicionários da Saúde (EDS). Médica voluntária e board member do Himalayan Family Health Care Project no Nepal.

Dr. Thiago Righetto
Graduado em Medicina na Universidade São Francisco.
Ortopedista, com especialização em artroscopia e traumatologia esportiva. Membro da Diretoria da Associação brasileira de medicina de areas remotas e esportes de aventura – ABMAR.
Lead Instructor do curso Advanced Wilderness Life Support (AWLS).

Dr. Sascha Schlaad
Cirurgião Vascular e de Trauma, especialista em cirurgia endovascular
Médico Assistente e Sócio do Serviço de Cirurgia Vascular Integrada – Prof. Dr. Bonno van Bellen (2004-atual)
Cirurgião Vascular do Ambulatório de Feridas e Curativos da Clínica Jabaquara (2005-atual)
Diretor da ABMAR – Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura. Biênio 2018-2019 e 2020-2021
Instrutor Internacional e Course Host no Brasil do curso de Suporte Avançado de Vida em Áreas Remotas – AWLS (2016-atual)
Curso de Medicina de Montanha e Altitude no Nepal pela Wilderness Medical Society (EUA) (2015)
Rescue Diver, Full-cave diver, Tech diver e Divemaster, certificações obtidas junto à PADI, PADItec, TDI e INTD

Dr. Roberto Bizaco
Médico formado pela UNICAMP.
Médico do exercício e do esporte pelo HCFMUSP.
Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Espotes de Aventura – ABMAR.
Instructor do curso Advanced Wilderness Life Support (AWLS).

Dr. Diego Amoroso
Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Espotes de Aventura – ABMAR.
Especialista em medicina de emergência pelo HC-FMUSP.
Médico assistente do Pronto Socorro do HC-FMUSP.
Médico intervencionista do SAMU.
Medical Editor da Editora Elsevier
Lead Instructor do curso Advanced Wilderness Life Support (AWLS).
Instrutor do ATLS, PHTLS e TDAC.

Dra. Clara Carvalho
Médica Emergencista pela HC FMUSP. Triatleta nas horas vagas. Fundadora da startup Escola de Emergência. Academic Innovation in Medical Education Fellowship pelo EM:RAPGO. Forbes Heart Billions

Dr. Flavio Key Miura
Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) (1992), pós-graduação lattu sensu (residência médica) em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas (HC), pós-graduação em Ciências, nível Doutorado pela FMUSP (2003) e pós-graduação nível Pós-Doutorado em Neurologia, também pela FMUSP. Pesquisador no Departamento de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Osaka (Japão, 1998-2000) no Laboratório de Biologia Molecular e Terapia Gênica de Tumores Cerebrais como bolsista do Ministério da Educação do Japãp (Mombusho). Certificado de Área de Atuação em Dor (subespecialização) pela Associação Médica Brasileira (AMB) e membro do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pós-graduação lattu sensu em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo, com Certificado de Área de Atuação (subespecialização) pela Associação Médica Brasileira (AMB) em Administração de Serviços de Saúde e Fellow do American College of Physician Executives. Atualmente é Médico-Neurocirurgião do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Médico-Neurocirurgião do Pronto-Socorro de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Professor-Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro-Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Sociedade Médica Brasileira de Administração em Saúde, Fellow da World Federation of Neurosurgical Societies, membro da International Association for the Study of Pain (IASP), membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, membro da Sociedade Norte-Americana de Cirurgia de Coluna (NASS – North American Spine Society) e Fellow da Royal Society of Medicine (Reino Unido).

Dra. Lucia Eneida Rodrigues
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Atualmente trabalha em medicina off shore, prestando assistência medica integral em embarcações de oil & gas. Infectologia (UEL) e Terapia Intensiva pela AMIB. Experiência em APH- atendimento pré hospitalar( SAMU, SIATE, Corpo de Bombeiros), Áreas Remotas e Afogamento/ acidentes de mergulho e atendimento ao afogado pré e intra-hospitalar; transporte em aeronave de asa rotativa e fixa. Área de atuação em Medicina Hiperbárica e Subaquática pela UHMS/SBMH(Undersea and Hyperbaric Medical Society / Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica) com ênfase em acidentes de mergulho. Direção Cientifica e de Saude da Sobrasa( Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), com experiencia em instrução de voluntários e educação em segurança aquática, atendimento ao afogado e ao acidente de mergulho; Direção de marketing ABMAR( Associação Brasileira de Medicina de Areas Remotas), com experiencia em parcerias em instituições afins; Medica Voluntária DAN HOTLINE- DIvers Alert Network com gerenciamento remoto de acidentes de mergulho, treinamentos em congressos e on site em cursos de mergulho; Consultora Técnica em Infectologia da 1ª Regional de Saúde do Paraná/SESA em Paranaguá-Paraná Direção Técnica do Hospital Regional do Litoral do Paraná de 02/2020 ate 07/2020 DIreção Técnica da UTI do Hospital Regional do Litoral de 2004-2017 DireçaoTécnica da UTI do Hospital Paranaguá de 2001-2004

Dra. Pâmela Valelongo
Médica graduada pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Possui Residência Médica em Clínica Médica pela FMABC (2015-2017). Realizou dois meses de estágio em Cardiologia em Lisboa, Portugal (Março-2016 / Abril-2017). Residência médica em Cardiologia Clínica pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC 2019-2021). Fellowship de 2 anos em Ecocardiografia Adulto pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE 2021-2023). Titulada especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) 2021 e em Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da SBC. Serviu o Exército Brasileiro como 2º TEN Médico no Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) em 2014. Participou como médica voluntária das Paralimpíadas do Rio de Janeiro (2016) e de atendimento médico de população ribeirinha em 2014 embarcada no “Abaré” – Unidade Básica de Saúde Fluvial no Pará. Trabalha desde 2014 no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), desde 2017 em Sala de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva. Atualmente é plantonista da UTI Pós-Operatória de Cirurgia Cardíaca e Unidade Coronariana do IDPC, Ecocardiografista do HlAE, professora da disciplina de Medicina de Emergência da FMABC e co-fundadora da starup em educação médica em Cardiologia “Clube da Cardio”, com 26 mil seguidores no Instagram e Host do “Clube da Cardio Podcast”, podcast com ênfase na discussão de assuntos técnicos cardiológicos e assuntos de habilidades comportamentais. Possui como prática esportiva o Crossfit e corrida de rua.

Dr. Rodolfo Affonso Xavier
Médico Emergencista Graduado pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP em 2016. Residência Médica em Medicina de Emergência pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Cursos Realizados: – Basic Life Support (BLS) – Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) – Pediatric Advanced Life Support (PALS) – Advanced Trauma Life Support (ATLS) – Advanced Wilderness Life Support (AWLS) – The Difficult Airway Course (TDAC) Experiência Profissional: – Instrutor dos cursos BLS, ACLS, AWLS e TDAC – Experiência como Coordenador Médico – Ex-diretor da Associação de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura – Atuação como Médico Emergencista no Rally dos Sertões 2022. – Experiência em Resgate Rodoviário e Atendimento Pré–Hospitalar. – Experiência com Ultrassom Point-of-Care – Experiência em atendimento a Pacientes Críticos e Sala de Emergência – Experiência como Médico Emergencista no Hospital São Lucas – Fernando de Noronha – Professor do curso de Pós-Graduação em Medicina de Áreas Remotas Unileya

Dra. Karina Oliani
Médica especializada em Medicina de Emergência e resgate de áreas remotas. A única da América Latina a ter o Fellowship da WMS. Membro da Wilderness Medical Society (WMS) desde 2009. bicampeã brasileira de wakeboard, além de ser tricampeã na Categoria Open em Snowboard e recordista em mergulho livre (apnéia). Certificada pela American National Coast Guard como “Medical in charge” para missões embarcadas. Instrutora de medicina de resgate em áreas remotas. Pilota de helicóptero e instrutora de mergulho pela PADI. Karina também é apresentadora e criou, em 2009, sua própria produtora, a Pitaya Filmes.
Em 2013 foi a mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest, foi também a primeira mulher sul-americana a escalar o Everest por suas duas faces e a primeira brasileira a escalar o K2. Entrou para o Guinness World Records, como a primeira pessoa a cruzar o maior lago de lava do planeta – um vulcão ativo na Etiópia e recebeu o reconhecimento do Explorers Club, instituição internacional fundada em 1904 com o objetivo de promover estudos de campo multidisciplinares e explorações científicas com o EC 50, selecionada como um dos 50 indivíduos extraordinários que mudaram o mundo no último ano.

Dr. Adriano Leonardi
Médico ortopedista, proprietário da Leonardi Medicina do Esporte em São Paulo. Tem experiência na área de ortopedia e traumatologia, atuando principalmente como especialista em cirurgia de joelho e artroscopia, com ênfase em traumatologia do esporte. Pesquisador nas áreas de terapias celulares, células tronco e dor crônica Um dos fundadores do projeto “Medicina da Aventura” no Brasil. Especialização em medicina hiperbárica e amante de atividades outdor

Dra. Juliana R. M. Schlaad
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1999). Especialização em Nutrologia pela ABRAN (2003) e em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela SBNPE (2003). Mestrado pelo departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2012). Especialização em Medicina de Expedições e Áreas Remotas (International Diploma in Expedition and Wilderness Medicine) pela Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow (2017).
Presidente da ABMAR – Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (biênio 2018-2019). Membro da WMS – Wilderness Medical Society (EUA) (2015-atual). Instrutora Internacional e Course Host no Brasil do curso de Suporte Avançado de Vida em Áreas Remotas – AWLS (2016-atual). Member of the Faculty of Travel Medicine of the Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow (2020 – atual)
Doutoranda da disciplina de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2019-atual).